ENGLISH
 
 
« VOLTAR
     

Construída no século XVI sobre a porta de acesso ao porto antigo e medieval, a igreja da Misericórdia, hoje parcialmente desafecta ao culto, guarda um interessante acervo de arte sacra cristã. O corpo da igreja, a sacristia e outros anexos servem hoje de espaço expositivo.

A colecção de estatuária, pintura e alfaias religiosas foi, durante os últimos vinte anos, recolhida em algumas igrejas do concelho, dada a pouca segurança e o abandono a que tinham sido votadas. Entre um conjunto de três dezenas de peças esculpidas em madeira policroma, algumas pertencem a grandes escolas europeias do século XVI e a grande maioria foi trabalhada em oficinas regionais.

A primeira parte da exposição remete-se a todas as igrejas paroquiais, assim como uma visão fílmica da procissão anual do Senhor dos Passos. Estão expostas também algumas peças da antiga Misericórdia e três tábuas monumentais que pertenceram a antigos altares quinhentistas da igreja matriz.

Entre as alfaias litúrgicas expostas destacam-se três importantes peças em prata cinzelada do século XVI: uma arqueta/hostiário, uma cruz processional e uma custódia. Do século XVIII, sobressai um conjunto de cálices e outras pequenas alfaias litúrgicas.

VISITA VIRTUAL 1 »
VISITA VIRTUAL 2 »
VISITA VIRTUAL 3 »

 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA - 2008 © Todos os direitos reservados . Ficha Técnica