ENGLISH
 
 
« VOLTAR
 

A caminho do Pulo do Lobo, perto da Amendoeira da Serra, localiza-se o Mosteiro. Pequeno casario branco onde, numa das extremidades, ligeiramente afastado, existe um edifício que pelas suas caraterísticas arquitetónicas, é identificável com um pequeno edifício de culto. Em tempos remotos este local foi uma villa ou mansio romana tendo, posteriormente, com a adoção do cristinanismo como religião oficial, sido adaptada a monasterium de tipo familiar. 


O edifício é constituído por dois espaços: a capela-mor absidada com o corpo principal retangular e dois outros compartimentos que foram, em data indeterminada, adossados ao corpo principal convertendo o antigo templo cristão em área residencial e de apoio à agricultura.
A importância da preservação deste edifício e a sua valorização levaram ao desenvolvimento de um projeto de recuperação e valorização que culminou com a sua musealização e integração no Museu de Mértola. A adaptação a núcleo museológico integra um conjunto de conteúdos e soluções expositivas que permitem ao visitante a total compreensão do sítio. Por outro lado, através da exposição de alfaias agrícolas, oferta de habitantes locais, é também possível aproximar as gentes, criando laços identitários e promovendo a preservação da memória coletiva.

 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA - 2008 © Todos os direitos reservados . Ficha Técnica