ENGLISH
 
 

MUSEU

Mértola é uma vila com um passado muito importante, que a coloca desde há alguns anos num local de destaque nacional e internacional no que à arqueologia e ao património diz respeito. Este passado e todo o trabalho até hoje realizado traz-nos uma responsabilidade acrescida, uma responsabilidade de conservar, valorizar e divulgar toda esta riqueza patrimonial.

O Museu de Mértola, criado pela Câmara Municipal de Mértola em 2004, é composto por vários núcleos dispersos geograficamente, na sua maioria localizados no Centro Histórico de Mértola. Tem sido a sua função estudar, inventariar, tratar, conservar e divulgar todo o espólio que, ao longo dos últimos 30 anos, foi sendo descoberto nas inúmeras intervenções patrimoniais e arqueológicas. O património é assim um dos vectores fundamentais para o desenvolvimento do concelho de Mértola, pois é aquilo que nos diferencia de todos os outros concelhos do país, é a nossa mais valia.

O investimento e a aposta no património não deve ter apenas um objectivo turístico, mas também objectivos pedagógicos e científicos, os serviços educativos do museu recebem anualmente milhares de alunos de todas as idades e de todo o país.

As novas tecnologias são também uma aposta do Museu de Mértola e um bom exemplo do que digo é este sítio na internet, uma janela para Mértola que servirá como um primeiro contacto com o museu e como meio de preparar uma futura visita in loco a Mértola.
 
Com as raízes no passado e os olhos no futuro.
João Miguel Palma Serrão Martins 

 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA - 2008 © Todos os direitos reservados . Ficha Técnica