ENGLISH
 
 
 
 

GABINETES DE CONSERVAÇÃO

Gabinete de cerâmica

A cerâmica é o artefacto mais abundante das nossas escavações arqueológicas e o que melhor se conservou ao longo dos séculos. Isto torna-a uma inestimável fonte de informação sobre as sociedades passadas. Mas este manancial requer um grande esforço de tratamento laboratorial - limpeza, marcação, triagem, colagem e restauro - prévio ao seu estudo e divulgação.

É o Gabinete de Cerâmica do Campo Arqueológico de Mértola que se ocupa da conservação e o restauro dos materiais cerâmicos, do seu registo e inventário e ainda da manutenção dos objectos, quer os que estão expostos no Museu de Mértola quer os que são guardados em depósito.

Gabinete de materiais não cerâmicos

Os objectos não cerâmicos onde se incluem os metais e ligas metálicas, o osso trabalhado e o vidro representam parte significativa dos materiais exumados das diversas intervenções arqueológicas realizadas em Mértola. Este gabinete dedica-se principalmente à sua conservação e estudo. Tem também sob a sua responsabilidade a manutenção dos materiais armazenados ou expostos no Museu bem como, o seu estudo e inventariação.




 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA - 2008 © Todos os direitos reservados . Ficha Técnica