ENGLISH
 
 
 
 

ACTIVIDADES

As atividades educativas

Os museus são espaços de sociabilidade que potenciam a troca de ideias e promovem a aprendizagem social e cultural. O contato entre os indivíduos e os objetos ou os espaços é um processo privilegiado de troca e desenvolvimento de experiências.

O Museu de Mértola pelas suas caraterísticas de museu polinucleado, que integra desde estruturas arqueológicas a um acervo que abarca desde o século I até ao século XX d.C., detém um manancial por explorar quase ilimitado em termos socioeducativos. O Museu é um espaço que deve atuar como repositório da identidade da gentes e do território de Mértola pelo que, os serviços educativos terão que desenvolver, em primeiro lugar, acções direcionadas para a população local onde esta se aproprie dos espaços museológicos, os entenda como seus e que a eles traga os seus familiares e amigos.

Apesar do Museu não dispor de um serviço educativo devidamente estruturado e dotado de recursos humanos suficientes, ao longo dos anos tem vindo a desenvolver atividades que visam dotar principalmente as camadas mais jovens de uma sensibilidade e interesse pelo património que é seu. Estas ações passam pela realização de visitas guiadas, atividades relacionadas com as diversas áreas do museu e ações de formação para funcionários e colaboradores de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado. Numa unidade museológica deste tipo a colaboração com as diversas instituições do Concelho e até exteriores a ele são essenciais. Assim, aqui fica o convite aos diversos tipos de instituições de ensino, culturais e recreativas para uma colaboração com o Museu de Mértola na realização de ações que visem a consciencialização e sensibilização para a preservação do património do Concelho de Mértola.


Plano de atividades 2010/2011

Plano de atividades 2012/2013

Plano de atividades 2013/2014

Percursos de visitas guiadas do Museu de Mértola




 
 
 
CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA - 2008 © Todos os direitos reservados . Ficha Técnica